quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Musculação para crianças e adolescentes ( um breve comentário)

    

 Muitas pessoas ainda me perguntam se crianças e adolescentes podem fazer musculação. Minha resposta é SIM, podem.
     Como disse no post anterior, a musculação passou por várias mudanças nessas últimas décadas, e hoje, os educadores físicos que trabalham com musculação possuem conhecimento necessário para a orientação e elaboração de treinos para esse público sem colocar em risco sua saúde e integridade física.
     Quem nunca escutou por aí que a musculação atrapalha o crescimento? Pois é, esta afirmação dentre outras surgiu com base em estudos antigos e controversos que usavam um treinamento espelhado em sequência de exercícios realizados por fisioculturistas, ou seja, inadequado para este tipo de público. As pessoas leigas  e até mesmo alguns profissionais da área que se orientavam por estes estudos concluíam erroneamente que a musculação trazia malefícios para seus praticantes na faixa etária em questão.
     Concluindo, levando em consideração que mais de 50% das crianças de hoje se encontram num estado de sedentarismo e que dentre estas 25% apresentam algum grau de obesidade, a musculação pode ajudar estas crianças a melhorarem seus quadros de saúde e qualidade de vida, colaborando para que elas se tornem adultos com hábitos mais saudáveis e com uma maior longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário