sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Exercícios e Varizes

    
   Estamos mais uma vez às portas do verão e não dá para ficar parado deixando a ociosidade e o sedentarismo tomarem conta do nosso dia-a dia. Temos de fazer alguma coisa para o nosso corpo ganhar ritmo, fortalecendo-o, algo como uma mudança de atitude e novos hábitos.

     E como canalizar esta atitude em algo benéfico para o nosso organismo? Nada melhor do que fazer exercícios. E quem irá agradecer a esta mudança de atitude são: o coração, as articulações, bem como o sistema vascular (veias e artérias) que irão nutrir todos os aparelhos deste “corpinho que Deus nos deu”.

     Mas devo fazer exercícios já que tenho varizes? Exercícios não prejudicarão e aumentarão as varizes? Sabemos que a doença venosa (varizes) é causada pelo enfraquecimento, desgaste ou injúria nas válvulas das veias das pernas e que na maioria das vezes são de origem desconhecida e apresentam caráter hereditário. Alguns fatores como sedentarismo, obesidade, permanecer longos períodos de pé ou mesmo sentado, estimulam o desenvolvimento das varizes.

     Que tipos de exercício podem ser realizados para quem tem varizes ou uma tendência hereditária ao desenvolvimento de varizes? Os exercícios aquáticos são bastante indicados para a doença venosa: Natação e hidroginástica - a pressão hidrostática e a diminuição do efeito da gravidade na água favorecem o retorno venoso e a caminhada e exercícios dentro da água estimulam a circulação venosa.

Caminhadas: o movimento de flexão do pé (tíbio-társico) e a contração das panturrilhas são extremamente benéficos para a circulação e respiração.

Corridas: são muito benéficas, porém devem ser feitas por pessoas com uma avaliação criteriosa do coração e da pressão sangüínea, e utilizar tênis e roupas apropriadas.

Exercícios em academias e com carga (aeróbica, bicicleta, musculação, dança, dança de salão) favorecem o retorno venoso com ativação da articulação tíbio-társica e a das panturrilhas, porém não devem ser impactantes ou com carga excessiva (utilizar pouca carga e maior número de repetições, sempre com orientação profissional).

     É apropriado que as atividades físicas sejam regulares, isto é, no mínimo três vezes por semana, evitando os exercícios de “fim-de-semana” que só causam lesões musculares.

     Exercícios pouco indicados: maratona, fisiculturismo (halterofilismo), jump, voleibol, basquetebol, tênis, squash, canoagem, hipismo, aeróbica de alto impacto, pois dificultam o retorno venoso ou mesmo agravam a doença venosa por aumento excessivo da pressão dentro das veias.

     Caso já se tenha doença venosa instalada (varizes) é recomendado que se faça os exercícios com as meias elásticas compressíveis, estas recomendadas por profissional qualificado, pois irão melhorar o retorno venoso devido a uma maior compressão das panturrilhas e, após os exercícios, repousar alguns minutos com as pernas elevadas.

     Outras mudanças de atitude e hábitos favoráveis: evitar ficar de pé ou sentado por mais de uma hora. Movimente-se! Os exercícios, como já dito acima, melhoram a circulação das pernas. No calor, beber pelo menos 2 litros de água por dia. Procurar ambientes frescos. Sauna e banhos quentes não são recomendados. Manter uma dieta equilibrada, controlando o excesso de sal, condimentos e frituras. Evitar saltos do tipo Anabela ou calçados sem saltos.

Fonte: Jornal Condomínios Em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário